top of page
IMG_3840_edited_edited.jpg

ACERVO COMENTADO

Essa página ainda está em processo de construção e atualização, ela será alimentada com mais registros do processo em breve.

O Acervo Comentado funciona como espaço de reflexão partindo dos vídeos e imagens que reuni ao longo desse período de estudo. Eles documentam cada passinho para chegar onde cheguei.

Imagem 0 - A composição faz parte do ensaio "Fear", feito por Nhu Xuan Hua para Vogue em 2015

Encontrei a seguinte imagem enquanto perambulava pelo Pinterest com a questão martelando em minha cabeça: Qual é o silêncio que ensurdece?

Levei como referência de visualidade para a orientação e a esmiuçamos, surgindo assim a primeira provocação para Ensinamentos.

Imagem 1 - Print do Campo Semântico

Observando a imagem 0 e a nomeando inicialmente como “Enclausurada” anotei alguns elementos que ela me trazia, partindo daí, criei um documento pensando em uma performance que conversasse com isso, a chuva de ideias veio e o campo semântico surgiu. 

Primeiramente a frase “parece que eu visto aquilo que fizeram comigo” me fez lembrar da batinha rosa que, na infância, minha mãe me obrigava a usar. Ela era cheia de florzinhas feitas de contas e brilhinhos, depois fui abrindo o espectro do raciocínio citando peças diversas que não caberiam no meu corpo de forma alguma. Até que, de fato, listei algumas palavras que se tornaram vestuário ao longo da minha vida. 

*As palavras tachadas são rastros que deixei para que não apagasse aquilo que o projeto já foi algum dia.

Imagens 3, 4 e 5 - Teste de figurino e material -  Acervo Pessoal - 06/04/2023 - Sala 1227 do CAL. Nas fotos está Polyana Cardoso

Visitei alguns brechós  em busca de roupas infantis ou simplesmente da cor rosa para compor minha primeira ideia de figurino. Juntamente ao primeiro teste das peças de roupas, utilizei de blocos de madeira para simular o que seriam blocos de concreto. Foi também a primeira visita à materialidade do projeto.

Imagens 5, 6 e 7 - Teste de figurino - Acervo Pessoal - 20/04/2023 - Laboratório de Figurino.
Nas fotos está Polyana Cardoso

No horário da minha orientação fomos até o Laboratório de Figurino do CAL para procurarmos mais opções de figurinos. Lá, encontramos vários vestidos de festa, não era nada do que eu tinha pensado mas foi interessante ver que, por vezes, ampliar nossas percepções se faz necessário. Experimentei dois vestidos e os levei para fazer testes no local da performance.

Imagens 8, 9 e 10 - Experimentando cores e espaço (rosa, verde, lilás, azul e vermelho) - Fotos: Giovana Fernandes - 24/04/2023 - Gramado da UFSM próximo ao Obelisco.
Nas fotos está Polyana Cardoso

Finalmente partindo para o local pensado a princípio notei que, mesmo os vestidos tendo uma proposta interessante, as cores não se destacavam no meio de tanto verde. Mais uma vez comprovei a importância da materialização das minhas ideias: o vermelho foi inserido pela primeira vez no processo do trabalho apenas para "desencargo de consciência", para não descartar uma ideia antes de testá-la. No fim, o que restou desse estudo de figurino foi: o volume dos vestidos e o destaque do vermelho.

Imagens 11 e 12 - Experimentando cores e espaço (vermelho, branco, verde e azul) - Foto: Giovana Fernandes - 08/05/2023 - Gramado da UFSM próximo ao Obelisco. Nas fotos está Polyana Cardoso.

Pensando no vermelho, no volume e também na mudança de perspectiva, optei por acrescentar o branco. Cor esta que eu não pensava que usaria, mas acabou dando muito certo, o destaque contrastando com as cores do ambiente criou uma nova camada para a composição e acabou por me trazer mais reflexões sobre o que se é esperado das mulheres: buscar pelo casamento, vestida de branco, representando sua pureza virginal, é seu dever e único desejo.

Imagens 13, 14 e 15 - Estudos de cores (preto), enquadramento, multiplicação e coro de mulheres - Acervo Pessoal - 21/04/2023 - Espaço atrás das quadras de tênis e Arquibancadas do CEFD, UFSM. Nas fotos estão: Mayara Menezes, Maria Laura Barancelli, Giovana Fernandes, Tássila Reis, Cintia Echeverria, Laura de Vargas e Luana Lima.

As imagens foram feitas a partir de  recortes do vídeo que faz parte da composição "Ensinamentos". Foi o primeiro dia de gravação e também meu primeiro encontro com um grupo de performers, meu objetivo era criar um espaço seguro para que todas se sentissem à vontade, principalmente as não atrizes, fugindo da representação, eu procurava o Real naquele momento. Foi incrível ver o comprometimento do grupo, compartilhar essa jornada com pessoas que acreditavam no trabalho tanto quanto eu foi enriquecedor. Isso me ajudou nos encontros que se seguiram para que a confiança no trabalho aumentasse e eu pudesse passar minhas ideias para o grupo com maior convicção. 

Imagens 17 e 18 - Estudos de cores (preto, verde e cinza), enquadramento, Grito da Mimosa, multiplicação e coro de mulheres - Cinegrafista: Eduarda Tomé - 21/04/2023 - Bosque fechado da UFSM. Na foto estão: Polyana Cardoso, Mayara Menezes, Maria Laura Barancelli, Giovana Fernandes, Tássila Reis, Cintia Echeverria, Laura de Vargas, Eduarda Wildchen e Luana Lima.

IMG_3840 (1)_edited.jpg

A ideia de locação partiu das meninas, mesmo que o vídeo tivesse um planejamento prévio, eu estava aberta a sugestões vindas do grupo. Portanto, testamos o enquadramento sugerido pela Eduarda Tomé que super funcionou! 

Quando me refiro ao Grito da Mimosa, estou falando do poema que escrevi pensando no campo semântico e nesse ritmo que não saia da minha cabeça: os gritos de guerra feitos pelo exército enquanto os soldados marcham em coro. Logo, gritávamos marchando: 

Eu sou puta e depravada

Pelo menos sou gostosa

Dissimulada e mentirosa 

Eu sou mesmo uma Mimosa

Imagem 19, 20 e 21 - Estudos de cor (preto, branco e verde), enquadramento, iluminação e áudio - Cinegrafista: Adriana Sarzi - 08/05/2023 - Lago atrás do CEFD, UFSM. Nas fotos estão: Gabriela Dutra, Anna Gabriela e Polyana Cardoso.

Assim que chegamos no local me juntei à Adriana para buscarmos enquadramentos que fossem interessantes, além de testar as cores preto e branco. Se fosse necessário, nesse dia, eu faria parte do vídeo, por isso apareço nas fotos. 

Imagem 22 - Estudos de cor (vermelho e verde), enquadramento, iluminação e áudio - Cinegrafista: Adriana Sarzi - 08/05/2023 - Lago atrás do CEFD, UFSM. Nas fotos estão: Gabriela Dutra e Anna Gabriela.

Sugeri previamente que, se possível, elas viessem com roupas das cores a serem estudadas (preto, branco e vermelho). Após decidirmos o enquadramento, Adriana sugeriu que testássemos o vermelho, pois com o preto e o branco as meninas "desapareciam" do vídeo. Usei o tecido presente nas Imagens 11 e 12 para cobrir a Anna e a Gabriela trouxe uma troca de roupa, de fato o destaque foi certeiro. 

Imagem 23 - Registro pós-gravação - Foto: Adriana Sarzi - 08/05/2023 - Lago atrás do CEFD, UFSM. Na foto estão: Gabriela Dutra, Anna Gabriela e Polyana Cardoso.

Nesse dia as emoções estavam intensas, a ação que propus a elas foi ler repetidas vezes um poema escrito após minha primeira crise de pânico, quando entendi que eu tinha sofrido tal violência. Não era mais uma notícia distante de estupro, eu era uma nova estatística. 

(Poema e áudio disponíveis na aba "Ele invadiu meu corpo")

Me certifiquei de que estava tudo bem para as meninas tocarmos nesse assunto delicado, talvez fosse difícil repetir insistentemente tais palavras, mas elas concordaram então começamos as gravações. A imagem foi um registro feito pela cinegrafista após gravarmos o vídeo e áudio completos. Transbordei chorando ao ver as meninas jogando com o texto, variando entonações e ganhando certa intimidade uma com a outra. Elas estavam ali, lendo algo de extrema vulnerabilidade para mim e foi lindo ver tamanha delicadeza partindo delas, também ver o trabalho saindo do papel e ganhando vida me sensibilizou.

Imagens 24, 25 e 26 - Registros do último dia de gravação do video de "Ensinamentos" - Fotos: Laura de Vargas - 08/06/2023 - Lago atrás do CEFD, UFSM. Na foto estão:  Giovana Fernandes, Mayara Menezes e Polyana Cardoso.

Esse foi um dia de trabalho especial. Eu e as meninas acordamos cedinho para acompanharmos o nascer do sol e gravar os últimos takes que precisávamos para finalizar o roteiro do vídeo de "Ensinamentos". As imagens que fizemos da Maya foram incorporadas à cena de uma ciranda inspirada no filme Midsommar. 

Além de ter amado poder juntar momentos especiais junto à natureza com minha pesquisa e trabalho, mais uma vez me senti imensamente grata por ter junto a mim nesse processo uma equipe que comprou minhas ideias, contribuiu com novas perspectivas e se comprometeu tanto quanto eu, nesse dia tive certeza de que estava rodeada das pessoas certas.

Imagens 24, 25, 26 e 27 - Registros da composição performativa "Ensinamentos" - Fotos: Matheus Lanzarin - 15/07/2023 - Sala 1220 do CAL, UFSM. Na foto está: Polyana Cardoso.

_DSC0022_edited.jpg

O local inicialmente pensado para "Ensinamentos" não foi utilizado por conta da logística, entendi que os testes de equipamento necessários não foram feitos, o horário das performances não batiam com a escuridão necessária para que a projeção fosse feita na parede do bloco 30 da CEU (Casa do Estudante Universitário) e, além disso, o Projeto de Extensão continuará ao longo do segundo semestre de 2023, o que me fez ter paciência e me adaptar para que a performance pudesse ser feita em diversos locais, sem me prender a uma ideia só. Portanto, a sala 1220 do CAL foi reservada para duas performances seguidas nesse dia: Ensinamentos e Confluências (em sua primeira versão materializada).

Esse foi um sábado especial. Mais uma vez no fim do dia me peguei pensando o que é ser um artista independente e o quanto a coletividade é elemento chave para que nossos planejamentos aconteçam nesse contexto. Desde as oito da manhã contei com a ajuda de parte da equipe técnica para carregar blocos de concreto, pendurar cortinas na sala 1220, testar o projetor e dar coordenadas para o primeiro teste de "Confluências".

Imagens 28, 29, 30, 31 e 32 - Primeiro teste de "Confluências" - estudo sobre espaço, iluminação, paleta de cores, figurinos, texto, estrutura de cena, posição e movimentação de câmera, áudios e ações corporais. - Fotos: Matheus Lanzarin - 15/07/2023 - Sala 1220 do CAL, UFSM. Nas fotos estão: Charlie Balestra, Abel Rodrigues, Elias Laureano, Idris Santos, Eros Signor, Duane Castro e Polyana Cardoso. 

Eu sabia que "Confluências" não estava nem perto de ter a quantidade de camadas que "Ensinamentos" tinha nesse dia por conta do seu curto tempo de planejamento e materialização. Eu tinha apenas ideias estruturadas no papel, portanto, assumi que sua primeira transmissão seria um teste, parte do processo. 

Foi a primeira vez me reunindo com o grupo que se disponibilizou a participar, no dia muitas pessoas cancelaram de última hora, o que fez com que o número de pessoas fosse reduzido. Após apresentar "Ensinamentos" me reuni rapidamente com o grupo e dei as coordenadas: eu tinha um texto escrito previamente quando ainda acreditava ser mulher cis, ao longo dele propus algumas ações como, por exemplo, andar pelo espaço, parar, a câmera percorrer o grupo fazendo recortes de enquadramento e repetir parte do texto comigo. 

Como era de se esperar a correria não me deixou notar detalhes mínimos quanto ao enquadramento, iluminação e cor. Solicitei aos performers que viessem com roupas pretas, vermelhas ou brancas, aproveitando a tríade anteriormente escolhida para "Ensinamentos", entretanto, não contava que o azul marinho de minha blusa e o cinza claro da minha calça destacariam tanto no fundo e chão pretos da sala escolhida para o experimento. Como o número de pessoas era menor do que o esperado, usamos a lateral da sala como fundo, entretanto, não notei que metade do ar condicionado estava no recorte do vídeo e que a luz de serviço estourava no canto da tela. 

Apesar dessas questões e, de certa forma, a insegurança que me percorreu após a transmissão, testar pela primeira vez minhas ideias novamente foi muito enriquecedor. O resultado pronto de um produto não existe, sobretudo na performance, o caminho percorrido e o processo se sobressaem ao que se é esperado de um "espetáculo final". Me encontro num período de latência pensando em tudo que pode ser modificado e criado em cima desse primeiro teste de composição performativa.

 

A live transmitida está disponível no perfil do Instagram @notomvndo.

bottom of page